domingo, 16 de outubro de 2022

Como cuidar das crianças em tempos (tensos) de eleições


Você quer que suas crianças um dia sejam cidadãos que escolhem representantes políticos com liberdade e discernimento, certo? Então vale a pena considerar algumas questões que estão em jogo no meio das turbulências da campanha eleitoral. Os pequenos estão de olho em você, atentos às suas expressões de simpatia, repulsa ou raiva diante de uns e outros candidatos. É daí que eles começam a tirar elementos para construir sua própria postura política.

Para quem está aprendendo a lidar com sentimentos, não há nada mais importante que ver mães, pais e avós lidarem com o que sentem. Seus principais modelos de vida sorriem, choram e se aborrecem. E não é preciso disfarçar a revolta com aquela maldade cometida pelo candidato do outro lado. Primeiro, porque disfarçar é inútil (a molecada percebe tudo); segundo, porque falar abertamente desses sentimentos, dando-lhes nomes e um contexto humano, é o que torna essa experiência enriquecedora.

[ leia o texto: https://cuidadocriancas.wordpress.com/2022/10/16/como-cuidar-das-criancas-em-tempos-tensos-de-eleicoes/ ]