quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Você mandaria seu filho doente para a escola?

Se seu filho pequeno estivesse com febre ou diarreia, ou ainda tendo vômitos, você o mandaria para a escola normalmente? Metade dos pais britânicos responderam que sim, que entregariam sua cria doente na escolinha para um dia "normal" de atividades.

A pesquisa foi feita por uma companhia de seguro médico, a Bupa, e os números foram divulgados na edição online do jornal inglês The Guardian. Os principais resultados: dois terços dos casais acreditam que as crianças vão melhorar quando estiverem na escola; um em cada quatro casais simplesmente manda à escola porque diz não ter alternativas para cuidar das crianças; 18% diz que tem compromissos profissionais e não pode cuidar dos pequenos doentes.

Quase 20% dos pais britânicos acredita que vômitos e diarreia não são motivo para deixar de ir à escola, mas 40% acham que conjuntivite sim. Médicos dizem que vômitos e diarreia são sintomas que exigem reclusão, para reduzir o risco de eventual contágio de outras crianças na escola.

A pesquisa mostra muito mais do que uma frieza dos genitores britânicos: mostra sinais de grande despreparo para a função de cuidar dos pequenos. Muitos deles responderam que já se sentiram enganados pelas crianças, que subitamente começavam a melhorar da febre e paravam de vomitar quando percebiam que iam ficar em casa, com mamãe ou papai, enquanto estes perdiam compromissos e viam seu trabalho se acumular.