quarta-feira, 10 de abril de 2019

A vantagem do livro de papel



Ler um texto didático impresso no papel é significativamente melhor do que lê-lo numa
tela, tanto para crianças quanto para adultos. É o que conclui um estudo apresentado
nesta semana (6\4\19) na conferência anual da associação dos pesquisadores em educação
nos EUA, a AERA. As três principais constatações:

1 - a compreensão literal e interpretativa do texto didático é maior, em medida estatisticamente
significativa, quando lido no papel do que quanto lido na tela;

2 - quem lê na tela tende a pensar que está processando e compreendendo o texto didático
melhor do que realmente está;

3 - no caso de textos narrativos (não didáticos), não há diferença significativa entre as
performances de leitura no papel e na tela.

São evidências que podem contribuir para melhor orientar o uso dos recursos tecnológicos
nas aulas, estudos e tarefas das crianças. “É legítimo considerar que a leitura no papel
é melhor em termos de performance e eficiência”, sem qualquer acréscimo de esforço ou
de tempo, escreve a autora Virgínia Clinton, da Universidade de North Dakota. As causas
dessa diferença não foram analisadas.

A pesquisadora fez uma meta-análise de 33 estudos independentes publicados, em inglês, nos últimos dez anos. Esses trabalhos envolveram experimentos com 2.799 participantes, ora crianças, ora adultos, sempre avaliando a performance de leitura focada na compreensão de texto.


David Moisés



CLIQUE para adquirir seu livro:
11 976 303 862 whatsapp