segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dois passos dados, e outro adiante

Olá,

Este blog começa no exato momento em que estamos enviando à gráfica a segunda edição do livro Prepare as Crianças para o Mundo.

Não é coincidência. É a ocasião para darmos o terceiro passo nesse projeto, que começou em 1998 com a publicação de colunas semanais em jornais brasileiros.

A coluna Projeto de Vida já levava aos pais orientações sobre os cuidados na educação das crianças. Circulou até 2001, cobrindo um leque amplo de temas.

O livro veio nos anos seguintes, fruto de um trabalho cuidadoso de organização e aprofundamento do material produzido para os jornais. E não fizemos Prepare as Crianças para o Mundo como um produto a ser simplesmente exposto e vendido nas livrarias; é um conteúdo a ser compartilhado entre pessoas que percebem seu valor, que o procuram numa busca por mudanças.

Não houve publicidade, não houve eventos, não houve vitrines. O livro teve sua primeira edição totalmente distribuída em rede, embalado pela comunicação viral.

A primeira edição encerra, portanto, uma experiência em que se demonstra a possibilidade real de ligar coerentemente o conteúdo à forma, ao meio, à atitude em relação ao seu uso. Prepare as Crianças para o Mundo não ficou em estantes para ser avaliado e comparado como mercadoria por um consumidor que espera ser conquistado e agradado.

Uma comunidade de leitores compartilha hoje a experiência de ter decidido conhecer este conteúdo, passando-o adiante na forma de divulgação ou mesmo distribuindo exemplares.

É principalmente para esta comunidade que criamos este blog. Leitores e futuros leitores ativos podem acompanhar aqui os desdobramentos deste projeto, e participar dele a partir deste terceiro passo.

Um passo novo na tarefa de tentar ajudar pais e educadores a cuidarem melhor das crianças, a permitirem-lhes construir um mundo mais humano.