quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estudo: adolescente curte tomar decisões arriscadas

Não é tanto por inconsequência que garotos adolescentes tomam decisões arriscadas; é muito mais porque eles realmente curtem o risco. Essa constatação está num dos primeiros estudos quantitativos produzidos sobre o tema, publicado pelo UCL Instituto de Neurociência Cognitiva, de Londres.

O estudo não mostra por que esses adolescentes são "programados" para se arriscar. Afinal, seriam características intrínsecas da idade? Seria um fenômeno determinado por fatores sociais e/ou emocionais da civilização pós-moderna? A pesquisa não abarca essas questões, mas contribui bastante ao identificar mais claramente a motivação de decisões pessoais que podem levar, por exemplo, ao sexo inseguro.

O estudo envolveu um grupo masculino na faixa dos 9 aos 35 anos de idade e utilizou um programa de computador em que os 86 voluntários tinham de optar por soluções rápidas sob pressão. A faixa de 14,38 anos de idade optou predominantemente pelas soluções mais arriscadas e foi a que reportou maior satisfação com as situações que resultaram numa "escapada de sorte".


ÍNTEGRA: Adolescents’ heightened risk-seeking in a probabilistic gambling task